Mídia e cidadania: contribuições de leituras habermasianas da comunicação de massa para a retomada da esfera pública em sociedades complexas
Palavras-chave:
Comunicação de Massa, Teoria Crítica, Imagem, Cidadania ativaResumo
Em busca por novas possibilidades de estímulo para um aumento da participação política e da cidadania ativa em sociedades complexas, este estudo procura fazer uma releitura das teorias críticas da Indústria Cultural e da Comunicação de Massa no século XX à luz do pensamento de Jürgen Habermas e das transformações provocadas pelas novas Tecnologias de Informação e Comunicação na Esfera Pública atual. Evidenciando o poder da Imagem como linguagem preponderante nesse contexto, faz-se necessário um melhor entendimento de sua lógica psicológica e semiótica, para sua possível reapropriação e uso crítico-discursivo. Assim, a partir da sinalização de Habermas em relação aos potenciais de uma comunicação emancipatória da mídia de massa, e dessa nova abordagem do tema da imagem, são analisados alguns dos novos e crescentes espaços de comunicação interpessoal na mídia digital, na busca por descortinar seus limites e possibilidades de gerar novos movimentos de retomada da esfera pública e práticas de cidadania ativa em sociedades complexas.Downloads
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