O futebol como indústria cultural em processo de concentração. O caso do Fenway Sports Group

Autores

  • Daniel Moya López Universidad de Sevilla
  • Julieti Sussi de Oliveira Universidad de Sevilla, España

DOI:

https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v25i1.18519

Resumo

O futebol transformou-se em indústria cultural devido ao valor social, simbólico e representativo que carrega, mas também, em uso da terminologia do conceito de finais do século XX, por sua produção econômica. Despertando o interesse de grandes investidores em algumas das instituições esportivas de mais prestígio. Este artículo analisa, à luz da  Economia Política da Comunicação, e da análise dos investidores, o caso do Fenway Sports Group, grupo americano, dono de diversos clubes esportivos, que tem conexão com meios de comunicação e outros interesses econômicos, formando uma rede poderosa e complexa.

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Publicado

2023-05-13 — Atualizado em 2024-03-24

Versões

Como Citar

Moya López, D., & Oliveira, J. S. de. (2024). O futebol como indústria cultural em processo de concentração. O caso do Fenway Sports Group. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 25(1), 113–128. https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v25i1.18519 (Original work published 13º de maio de 2023)