LA CENTRALIDAD DEL DERECHO DE AUTOR COMO FACTOR EN LAS POLÍTICAS DE COMUNICACIÓN: en busca de respuestas integradoras para la nueva realidad comunicacional latinoamericana

Autores

  • Eduardo Villanueva Mansilla - Pontificia Universidad Católica del Perú – PUC/Perú Pontificia Universidad Católica del Perú – PUC/Perú

Palavras-chave:

Políticas de comunicação. Relação Capital-Estado. Direito de autor. Novos meios. Tecnologia da Informação e da Comunicação

Resumo

O tema do direito de autor não se encontra satisfatoriamente desenvolvido na reflexão latino-americana sobre políticas de comunicação, não obstante sua grande importância, sobretudo se considerarmos a predominância das transgressões dos regulamentos  de direitos autorais nacionais e internacionais em vigor, por parte dos cidadãos da região, bem como a teia de  tratados e acordos que embora  firmados não necessariamente se traduziram em decisões políticas importantes. Este artigo revisa a relação entre direito de autor e políticas de comunicação sob a perspectiva teórica marxista de análise da relação entre Capital e Estados, propondo uma abordagem analítica e uma série de ações que possibilitem a incorporação destes elementos ao estudo das políticas de comunicação.

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Biografia do Autor

Eduardo Villanueva Mansilla - Pontificia Universidad Católica del Perú – PUC/Perú, Pontificia Universidad Católica del Perú – PUC/Perú

Magister en Comunicación, Profesor, Asociado.Departamento de ComunicacionesPontificia Universidad Católica del Perú. E-mail: evillan@pucp.pe

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Publicado

2014-01-17

Como Citar

Mansilla - Pontificia Universidad Católica del Perú – PUC/Perú, E. V. (2014). LA CENTRALIDAD DEL DERECHO DE AUTOR COMO FACTOR EN LAS POLÍTICAS DE COMUNICACIÓN: en busca de respuestas integradoras para la nueva realidad comunicacional latinoamericana. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 16(1), 4–18. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/1855