“Irradiações alienígenas” em ondas curtas: como emissoras de rádio de países socialistas cobriam o Brasil durante a Guerra Fria

Autores

  • Octavio Penna Pieranti Mestrado Profissional em Mídia e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (PPGMiT/Unesp)
  • Flavio Ferreira Lima Faculdade Anhanguera FACNET

DOI:

https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v25i2.18571

Resumo

Na segunda metade da década de 1970, a ditadura militar criou a Radiobrás e a Rádio Nacional da Amazônia como forma de enfrentar emissoras de rádio de países socialistas que transmitiam em ondas curtas para o Brasil. Este artigo tem por objetivo analisar o mapa de cobertura de sete dessas estações, a partir de seus dados técnicos reais e de ferramentas tecnológicas indisponíveis à época. Também são feitos breves comentários sobre a real audiência dessas emissoras no Brasil. Conclui-se que, de fato, a cobertura era boa, porém havia dificuldades relacionadas ao acompanhamento da sua programação pela população brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Octavio Penna Pieranti, Mestrado Profissional em Mídia e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (PPGMiT/Unesp)

Professor do Mestrado Profissional em Mídia e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (PPGMiT/Unesp). Doutor em Administração e mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com pós-doutorado em comunicação pela Universidade de Brasília (UnB) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É autor/organizador de dez livros, sendo o mais recente deles “Entre plantações de morangos, florestas e oceanos: arquivos esquecidos da Rádio Nacional recontam a origem da Radiobrás” (FAC/UnB, 2022, disponível para download gratuito).

Flavio Ferreira Lima, Faculdade Anhanguera FACNET

Professor da Faculdade Anhanguera FACNET. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso (1997) nas áreas de Telecomunicações, Eletrônica e Potência. Especialista em telecomunicações pela Universidade Federal de Campina Grande - PB (1999), mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (2002) nas áreas de Radiodifusão e Telecomunicações, e doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (2008) nas áreas de Radiodifusão e Telecomunicações.

Downloads

Publicado

2023-10-23

Como Citar

Penna Pieranti, O., & Flavio Ferreira Lima. (2023). “Irradiações alienígenas” em ondas curtas: como emissoras de rádio de países socialistas cobriam o Brasil durante a Guerra Fria. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 25(2), 27–48. https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v25i2.18571