“Irradiações alienígenas” em ondas curtas: como emissoras de rádio de países socialistas cobriam o Brasil durante a Guerra Fria
DOI:
https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v25i2.18571Resumo
Na segunda metade da década de 1970, a ditadura militar criou a Radiobrás e a Rádio Nacional da Amazônia como forma de enfrentar emissoras de rádio de países socialistas que transmitiam em ondas curtas para o Brasil. Este artigo tem por objetivo analisar o mapa de cobertura de sete dessas estações, a partir de seus dados técnicos reais e de ferramentas tecnológicas indisponíveis à época. Também são feitos breves comentários sobre a real audiência dessas emissoras no Brasil. Conclui-se que, de fato, a cobertura era boa, porém havia dificuldades relacionadas ao acompanhamento da sua programação pela população brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.