APPROPRIATING FINANCIAL CRISIS. A COMMUNICATION STUDIES READING
Palavras-chave:
Apropriação. Capitalismo. Sistema financeiro. Sistema de comunicação. Crise. Subsunção do trabalhoResumo
O texto aborda a eclosão da crise financeira em 2008 a partir da perspectiva dos Sistemas de comunicação atuais. A análise foi realizada em um projeto de pesquisa coletiva sobre Ciência, Desenvolvimento e Democracia. O artigo fornece uma revisão crítica da apropriação, conceito amplamente utilizado na literatura em estudos de comunicação e análise de capital rentista. A apropriação é discutida tanto na sua qualidade de forma histórica da luta social, especialmente relacionada com as crises, como em objetivo final da produção. Por abordagem de estudos de comunicação, é oferecido uma renovação da proposta marxista de subsunção do trabalho ao capital: a subsunção simbólica como uma característica central do Modo Comunicacional de apropriação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.