A nova embalagem de um sistema transnacional

a internacionalização da publicidade brasileira nos últimos quarenta anos

Autores

  • Glícia Maria Pontes Bezerra Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v25i3.19126

Resumo

Para compreender a transnacionalização do capital no setor publicitário, esta pesquisa baseou-se na releitura do livro “A embalagem do sistema: a publicidade no capitalismo brasileiro” obra pioneira sobre publicidade, escrita por Maria Arminda Arruda (1979). Realizou-se ainda uma pesquisa documental com os jornais Meio & Mensagem publicados entre 1978-2018. O levantamento indicou que embora a publicidade brasileira já tenha nascido internacionalizada, muitas tensões e resistências ocorreram. Hoje, as empresas de ponta do setor compõem oligopólios comandados do centro econômico do sistema e são exigidas a cumprir parâmetros das matrizes ao passo que tentam manter a sintonia com as demandas locais.

 

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Biografia do Autor

Glícia Maria Pontes Bezerra, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2015) e pós-doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2020). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (2004). Docente da Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Publicado

2024-03-04

Como Citar

Bezerra, G. M. P. (2024). A nova embalagem de um sistema transnacional: a internacionalização da publicidade brasileira nos últimos quarenta anos. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 25(3), 7–22. https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v25i3.19126