A nova embalagem de um sistema transnacional
a internacionalização da publicidade brasileira nos últimos quarenta anos
DOI:
https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v25i3.19126Resumo
Para compreender a transnacionalização do capital no setor publicitário, esta pesquisa baseou-se na releitura do livro “A embalagem do sistema: a publicidade no capitalismo brasileiro” obra pioneira sobre publicidade, escrita por Maria Arminda Arruda (1979). Realizou-se ainda uma pesquisa documental com os jornais Meio & Mensagem publicados entre 1978-2018. O levantamento indicou que embora a publicidade brasileira já tenha nascido internacionalizada, muitas tensões e resistências ocorreram. Hoje, as empresas de ponta do setor compõem oligopólios comandados do centro econômico do sistema e são exigidas a cumprir parâmetros das matrizes ao passo que tentam manter a sintonia com as demandas locais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Glícia Maria Pontes Bezerra

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.