Hegemonia, senso comum e ideologia: contribuições do marxismo para o debate sobre desinformação e ‘pós-verdade’

Autores

  • Cátia Guimarães Fiocruz e Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v25i2.19158

Resumo

Discute a atualidade dos conceitos de senso comum e hegemonia, de Gramsci, e do conceito de ideologia desenvolvido por Marx e Engels para uma abordagem mais totalizante do fenômeno da desinformação como parte de uma suposta era da ‘pós-verdade’. Analisa os efeitos do neoliberalismo como base material de uma crise de hegemonia que se expressa também como crise ideológica. Questiona as possibilidades de disputa de contra-hegemonia num cenário em que frações das classes dominantes em luta parecem ‘substituir’ a estratégia de construção de consenso (sempre mais estável) pela produção de desestabilização e dissenso, lançando mão da desinformação.

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Biografia do Autor

Cátia Guimarães, Fiocruz e Universidade do Minho

Doutora em Serviço Social pela UFRJ. Jornalista, professora e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

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Publicado

2023-10-23

Como Citar

Guimarães, C. (2023). Hegemonia, senso comum e ideologia: contribuições do marxismo para o debate sobre desinformação e ‘pós-verdade’. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 25(2), 185–207. https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v25i2.19158