AT&T: do monopólio privado à concorrência com serviços de streaming e os desafios da regulação

Autores

  • Ana Beatriz Lemos da Costa Universidade de Brasília (UnB)
  • Fernando Oliveira Paulino Universidade de Brasília (UnB)
  • Marcos Francisco Urupá Moraes de Lima Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v25i3.19209

Resumo

O artigo percorre a história da AT&T, desde o surgimento, no século XIX, do monopólio privado à quebra, no século XX, e a reestruturação para manter seu domínio, no XXI. Nesta última, a trajetória culmina na fusão com a WarnerMedia, para enfrentar a concorrência com os serviços de streaming de audiovisual. Para tanto, o artigo uso o aporte teórico da EconomiaPolítica da Comunicação (EPC), além do referencial sobre Neutralidade de Rede, para entender o desfazimento dessa fusão, seguida da junção da WarnerMedia com Discovery. Finaliza-se com experiências de regulação dos serviços de streaming e desafios para reduzir assimetrias regulatórias.

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Biografia do Autor

Ana Beatriz Lemos da Costa, Universidade de Brasília (UnB)

Pós-doutoranda no Erich Brost Institute, Technische Universität Dortmund/Alemanha, Bolsista Probral-Capes, em projeto de pesquisa apoiado por Probral, Programa de Cooperação Acadêmica Brasil-Alemanha CAPES/DAAD (Processo 88881.371423/2019-01)

Fernando Oliveira Paulino, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor (2008, com estágio na Universidad de Sevilla) e mestre (2003) em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Professor em cursos de pós-graduação e graduação na UnB. Professor visitante da TU Dortmund (2020-2021) e da George Washington University (2022). Presidente da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (SOCICOM), Vice-Presidente da Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação (ALAIC), um dos fundadores e membros da Diretoria da Organização Interamericana de Defensoras e Defensores da Audiência e um dos criadores e pesquisadores da Cátedra UNESCO "Comunicación pública para la justicia social, los derechos humanos y el desarrollo territorial" (Comunic.ar). Bolsista de Produtividade do CNPq (Pq2). Pesquisador e Coordenador do Laboratório de Políticas de Comunicação (LaPCom-UnB), do Projeto Comunicação Comunitária e Cidadania (CNPq). Integrante do Projeto Comunicação e Democracia no Brasil e na Alemanha (CAPES/DAAD).

Marcos Francisco Urupá Moraes de Lima, Universidade de Brasília

Jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará em 2003. É advogado, formado pela UNAMA - Universidade da Amazônia, em 2009. Coordenou o Projeto Nacional de Inclusão Digital Casa Brasil, foi Diretor da Fundação Paraense de Radiodifusão - Funtelpa, exercendo função de Diretor de Marketing, Diretor da TV Cultura do Pará e do Portal Cultura. É pós-graduado lato-sensu pela Fundação Escola de Sociologia e Política - FESPSP em Gestão e Políticas Públicas e doutor da linha de Poder e Processos Comunicacionais da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília - UnB, com objeto de estudo focado em Internet.

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Publicado

2024-03-04 — Atualizado em 2024-03-06

Versões

Como Citar

Costa, A. B. L. da, Paulino, F. O., & Lima, M. F. U. M. de. (2024). AT&T: do monopólio privado à concorrência com serviços de streaming e os desafios da regulação . Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 25(3), 134–148. https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v25i3.19209 (Original work published 4º de março de 2024)