O jornalismo crítico-emancipatório como “arma de combate”: aportes marxistas para a superação do subjetivismo
DOI:
https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v25i2.19218Resumo
O atual momento histórico demarca um ponto crucial para a sobrevivência da humanidade. A crise do capital avança sobre suas próprias bases e coloca ao jornalismo como conhecimento novos desafios. Nesse artigo, apresentamos uma crítica ontológica às perspectivas subjetivistas de defesa de um jornalismo ativista, e assinalamos as possibilidades de um jornalismo crítico-emancipatório de inspiração marxista. A abordagem segue a hermenêutica dialética para questionar os norteamentos ideológicos irracionalistas das teorias subjetivistas do jornalismo. O texto também traz possíveis fundamentos para a práxis noticiosa necessária em tempos de catástrofe.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution Licenseque permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Authors retain the copyrights, with first publication rights granted to the magazine, and the work is simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows for the work to be shared, acknowledging its authorship and initial publication in this magazine.