Ativismo indígena: mapeamento e atuação dos comunicadores populares na Amazônia Legal
mapping and action of popular communicators in the Legal Amazon
DOI:
https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v26i1.20304Resumo
A partir da ampliação de visibilidade dos povos indígenas nas redes, reflexo da instrumentalização dos movimentos sociais para a Comunicação, o artigo relata pesquisa quantitativa e qualitativa dirigida aos comunicadores populares indígenas. Mapeamento condicionado à vinculação territorial à Amazônia Legal identifica 398 perfis ativos no Facebook, Instagram e Youtube, assim como páginas de maior repercussão em cada rede. A reflexão acerca do protagonismo dos ativistas, por meio de entrevistas semiestruturadas, motiva também a investigação acerca dos usos e limitações da comunicação popular indígena no contexto de novas mediações, em que a Comunicação passa a ser reconhecida como direito humano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Carine Prevedello, Kassielle Haical Jacob, William Francisco Guido, Pedro Henrique Gonçalves Casqueiro, João Pedro Coelho, Luana Borges de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.