O pensamento de que a máquina é pensante
a necessária retomada da consciência crítica diante das invenções tecnológicas da humanidade
DOI:
https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v26i2.20551Resumo
O ensaio parte da descrição de invenções da humanidade para refletir sobre os modos de inserção social da tecnologia e a inteligência artificial cibernética. Em diálogo com a filosofia da tecnologia, reafirma que as possibilidades tecnológicas estão no domínio da criação humana, em constante construção social. Assim, os autômatos humanóides dos séculos passados não são menos tecnológicos do que as redes de comunicação e os sistemas das plataformas digitais do século XXI. Para disputar os modos de inserção da tecnologia é urgente a retomada da consciência crítica diante do apagamento do sujeito e da negação da maquinaria como condição humana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marina Polo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.