Os meios de comunicação do Estado no regime de López Obrador: aparato de propaganda ou instituições de serviço público?

Autores

  • Javier Esteinou Madrid Universidad Autónoma Metropolitana (UAM)

DOI:

https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v25i3.20757

Resumo

Este artigo analisa o sistema de comunicação pública no novo governo da chamada Quarta Transformação Histórica do México. Argumenta que, apesar do estabelecimento de normas importantes para regular a comunicação política e dos esforços relevantes para melhorar sua qualidade, a mídia pública não conseguiu manter sua autonomia e sucumbiu às pressões do governo para se tornar um aparato legitimador do sistema de poder de Lopez Obrador. Daí a necessidade urgente de a sociedade mexicana construir uma mídia estatal de serviço público verdadeiramente neutra e comprometida com o progresso democrático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Javier Esteinou Madrid, Universidad Autónoma Metropolitana (UAM)

Doctor en Sociología por la Facultad de Ciencias Políticas y Sociales, profesor de la Universidad Autónoma Metropolitana (UAM).

Publicado

2024-03-04

Como Citar

Esteinou Madrid, J. (2024). Os meios de comunicação do Estado no regime de López Obrador: aparato de propaganda ou instituições de serviço público?. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 25(3), 58–85. https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v25i3.20757