A ideologia dos dados
algoritmos e inteligência artificial no capitalismo da era digital
DOI:
https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v26i2.20803Resumo
Crença, confiança e inevitabilidade são os valores cultuados pelo chamado “dataísmo”, um componente ideológico fundamental para o projeto de totalitarismo digital das grandes corporações de tecnologia. Embora alguns populares autores contemporâneos reconheçam o dataísmo como uma forma de ideologia, nota-se uma ausência de diálogo com os escritos de Marx, Engels e demais marxistas do século XX que se debruçaram sobre o assunto. O objetivo deste artigo é construir uma ponte teórico-conceitual entre os atuais estudos de mídias digitais e a fortuna crítica marxista, com vistas a propor uma crítica da economia política da informação a partir do conceito de ideologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Arthur Coelho Bezerra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.