Acordando de sonhos intranquilos
a inteligência artificial, o jornalismo e a comunidade LGBTQIA+
DOI:
https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v26i2.20828Resumo
Ensaio voltado a problematizar a relação entre inteligência artificial e jornalismo e suas implicações na abordagem de grupos minorizados, com foco na comunidade LGBTQIA+. A discussão é tecida à luz da obra marxiana e situa o trabalho dos jornalistas no contexto do capitalismo. A partir do exame de dados recentes sobre expectativas do campo jornalístico quanto às mais novas tecnologias digitais, evidencia-se que os dados processados sem intervenção humana tendem a atender ao fetichismo da mercadoria, mas a gerar conteúdos enviesados e potencialmente reprodutores de preconceitos e silenciamentos que atingem principalmente quem está à margem do sistema.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Francisco de Assis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.