Wikipedia, dos bots à IA. Uma história de colaboração sociotécnica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v27i1.20954

Resumo

O artigo analisa Wikipédia e seus processos de automação. Esta enciclopédia sem fins lucrativos destaca-se pelo seu modelo de governança, que envolve organizações e comunidades locais. Desde o seu início, a Wikipédia implementou bots para garantir a sustentabilidade do projeto e incentivar a participação voluntária. Na última década, tem promovido ativamente o uso de técnicas de aprendizado de máquina e aplicativos de inteligência artificial. O estudo baseia-se em fontes secundárias e dados coletados da plataforma, empregando uma abordagem de pesquisa-ação. As conclusões abordam criticamente a integração deste projeto no atual ecossistema midiático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Agustín Zanotti, Universidad Nacional de Córdoba - CONICET. Universidad Nacional de Villa María

Doctor en Estudios Sociales de América Latina por la Universidad Nacional de Córdoba, Argentina. Investigador CONICET y Docente de grado y posgrado en la Universidad Nacional de Córdoba, Universidad Nacional de Villa María y Universidad Nacional del Litoral.

Downloads

Publicado

2025-04-07

Como Citar

Zanotti, A. (2025). Wikipedia, dos bots à IA. Uma história de colaboração sociotécnica. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 27(1), 19–33. https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v27i1.20954

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS