Wikipedia, dos bots à IA. Uma história de colaboração sociotécnica
DOI:
https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v27i1.20954Resumo
O artigo analisa Wikipédia e seus processos de automação. Esta enciclopédia sem fins lucrativos destaca-se pelo seu modelo de governança, que envolve organizações e comunidades locais. Desde o seu início, a Wikipédia implementou bots para garantir a sustentabilidade do projeto e incentivar a participação voluntária. Na última década, tem promovido ativamente o uso de técnicas de aprendizado de máquina e aplicativos de inteligência artificial. O estudo baseia-se em fontes secundárias e dados coletados da plataforma, empregando uma abordagem de pesquisa-ação. As conclusões abordam criticamente a integração deste projeto no atual ecossistema midiático.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Agustín Zanotti

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.