Concentração em comunicações, mídia e Internet no Cone Sul 2019-2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v26i3.21608

Resumo

O artigo analisa a concentração nos setores de comunicação, internet e mídia na Argentina, no Brasil e no Chile 2019- 2021 usando os índices CR4 e HHI. Conclui que a economia de mídia de rede é altamente concentrada. Os setores de aplicativos ocupam uma posição quase monopolística. O setor de telecomunicações e infraestrutura da Internet coleta as maiores receitas da economia de mídia de rede, tem alta concentração em telefonia fixa e móvel e um pouco menos, mas ainda alta, em TV paga e ISP. Os setores de mídia mostram  concentração significativa em serviços audiovisuais e baixa na imprensa on-line.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guillermo Mastrini, ICEP- Universidad Nacional de Quilmes

Guillermo Néstor Mastrini é PhD em Ciências da Informação pela Universidade Complutense de Madri. Trabalha como professor na Universidade de Buenos Aires e na Universidade Nacional de Quilmes, onde foi cofundador do Mestrado em Indústrias Culturais. É pesquisador adjunto do CONICET. Publicou Clarin Group (2021), com Martín Becerra e Ana Bizberge, Restauración y cambio (2021) com Martín Becerra, Periodistas y magnates. Estructura y concentración de las industrias culturales en América Latina (2006) em colaboração com Martín Becerra), e Mucho ruido, pocas leyes. Economía y política en la comunicación en la Argentina (1920-2004) (2005), entre outros. Foi presidente da Federación Argentina de Carreras de Comunicación Social e diretor do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade de Buenos Aires.

Martín Becerra, ICEP- Universidad Nacional de Quilmes

Martín Becerra é pesquisador do Conicet e professor da Universidade Nacional de Quilmes e da UBA. Doutor em Ciências da Informação (U. Autónoma de Barcelona), é autor de livros e artigos sobre políticas de comunicação, mídia e tecnologias da informação, incluindo: Restauración y cambio. Las políticas de comunicación de Macri (2021), em coautoria com a equipe de pesquisa do Centro ICEP (UNQ); La concentración infocomunicacional en América Latina (2000-2015): nuevos medios y tecnologías, menos actores, em coautoria com Guillermo Mastrini (2017); e De la concentración a la convergencia: políticas de medios en Argentina y América Latina (2015). Ele dirige o Centro de Pesquisa "Indústrias culturais, políticas de comunicação e espaço público" na UNQ.

Ana Bizberge, UBA

Ana Bizberge é membro do Centro de Pesquisa "Indústrias culturais, políticas de comunicação e espaço público" da Universidade Nacional de Quilmes (UNQ). Ela leciona na Universidad Nacional de San Martín e na Universidad de Buenos Aires (FSOC-UBA) e foi bolsista de pós-doutorado no Conicet. Dirigiu o Mestrado em Indústrias Culturais na UNQ (2019-2021). É doutora em Ciências Sociais (UBA), mestre em Indústrias Culturais (UNQ) e bacharel em Ciências da Comunicação (UBA). Obteve bolsas nacionais e internacionais para estadias de pesquisa de doutorado e pós-doutorado no exterior. Seus interesses de pesquisa incluem as transformações econômicas e político-regulatórias dos serviços audiovisuais no contexto da convergência digital.

Agustín Espada, ICEP- Universidad Nacional de Quilmes

Agustín Espada é PhD em Ciências Sociais pela Universidade de Buenos Aires e mestre em Indústrias Culturais pela Universidade Nacional de Quilmes. Ele também dirige o Mestrado em Indústrias Culturais na UNQ. É autor de vários artigos e capítulos de livros acadêmicos, nos quais aprofunda sua pesquisa sobre a indústria do rádio e suas transformações no contexto da convergência digital. Além disso, como parte do Centro de Pesquisa "Indústrias Culturais e Espaço Público" da UNQ, ele estuda políticas públicas de comunicação e a estrutura do mercado de comunicações.

Ornela Carboni, ICEP- Universidad Nacional de Quilmes

Ornela Carboni: Doutora em Ciências Sociais pela UBA, Mestre em Indústrias Culturais: políticas e gestão e Licenciada em Comunicação Social (UNQ). É professora de cursos de graduação e pós-graduação na UNQ. Foi bolsista de doutorado do CONICET (2011-2016) e de pós-doutorado (2016-2018). Participou de vários programas de pesquisa na UNQ, UCES e USAL. Atualmente, faz parte do programa de pesquisa "Indústrias culturais, mídia e políticas de comunicação na convergência na Argentina" (2019-2023) e dirige o subprojeto "Plataformas e redes emergentes: indústria audiovisual e de videogames na Argentina". Participou de vários congressos e conferências nacionais e internacionais relacionados ao campo da comunicação, especificamente em questões relacionadas aos processos de organização produtiva e de trabalho nas indústrias culturais.

Florencia Sosa, ICEP- Universidad Nacional de Quilmes

Florencia Sosa é membro do Centro de Pesquisa em Indústrias Culturais da Universidad Nacional de Quilmes. Ela é aluna de mestrado no Mestrado em Indústrias Culturais da mesma universidade.

Downloads

Publicado

2024-11-19

Como Citar

Mastrini, G., Becerra, M., Bizberge, A., Espada, A., Carboni, O., & Sosa, F. (2024). Concentração em comunicações, mídia e Internet no Cone Sul 2019-2021. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 26(3), 114–134. https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v26i3.21608