Nova economia de projetamento e Complexo Econômico Industrial de Saúde

de Shenzhen ao Brasil

Autores

Resumo

A China tem desenvolvido aquilo que a literatura especializada convencionou chamar de nova economia de projetamento. O presenta artigo argumenta que a noção de Complexo Econômico-Industrial de Saúde (CEIS) desenvolvida no Brasil pode ser interpretada como uma forma embrionária de nova economia de projetamento. O artigo está estruturado em três seções. A primeira apresenta o conceito de nova economia de projetamento e a experiência chinesa de desenvolvimento. A segunda discute a noção de CEIS que orienta algumas das políticas públicas do governo Lula. Por fim, a terceira seção articula o CEIS com a nova economia de projetamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Theófilo Machado Rodrigues, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UCAM, Mestre em Ciência Política pela UFF e Doutor em Ciências Sociais pela PUC-Rio.

André Victor, PPGEST-UFF

Doutorando em Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança pela UFF (PPGEST-UFF). Mestre em População, Território e Estatísticas Públicas pela ENCE-IBGE. Graduado em Geografia pela FFP-UERJ.

Downloads

Publicado

2024-11-19

Como Citar

Rodrigues, T. M., & Rosa, A. V. M. (2024). Nova economia de projetamento e Complexo Econômico Industrial de Saúde: de Shenzhen ao Brasil. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 26(3), 102–112. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/21620