MAIS-VALIA 2.0: PRODUÇÃO E APROPRIAÇÃO DE VALOR NAS REDES DO CAPITAL

Autores

  • Marcos Dantas - Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ/Brasil Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ/Brasil

Palavras-chave:

Economia, Comunicação, Ciências Sociais, Ciências, Aplicadas, Ciência da Informação, Economia Política, Ciência Política, Economia da Cultura, Sociedade da Informação, Teoria do Conhecimento

Resumo

Nas indústrias culturais mediatizadas, o processo de produção de valor  envolve tanto o trabalho de seus trabalhadores imediatos (artistas, jornalistas etc.), quanto o tempo de mobilização das audiências numa relação interativa e participativa com os eventos espetaculares (no sentido de Débord) postos nessa relação. Esse trabalho da audiência tornou-se mais evidente nos comentários e postagem em blogs e sítios de grande evidência e nas inocentes conversas coloquiais em "redes sociais". Deste trabalho é extraído um valor que se expressa em muitas formas de "monetização", gerando um lucro nascido exatamente de trabalho absolutamente não pago apropriado pelo capital.

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Publicado

2014-05-15

Como Citar

Dantas - Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ/Brasil, M. (2014). MAIS-VALIA 2.0: PRODUÇÃO E APROPRIAÇÃO DE VALOR NAS REDES DO CAPITAL. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 16(2), 85–108. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/2167

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO PLATAFORMAS COLABORATIVAS: ENTRE A PARTICIPAÇÃO E O CONTROLE