A INFLUÊNCIA DA OPINIÃO PÚBLICA NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE CROWDFUNDING VERONICA MARS: UMA APROPRIAÇÃO CONTROVERSA

Autores

  • Daniel Reis Silva - Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG/Brasil Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG/Brasil
  • Leandro Augusto Borges Lima - Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG/Brasil Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG/Brasil

Palavras-chave:

Economia, Comunicação, Ciências Sociais, Ciências, Aplicadas, Ciência da Informação, Economia Política, Ciência Política, Economia da Cultura, Sociedade da Informação, Teoria do Conhecimento

Resumo

O trabalho versa sobre como o crowdfunding, uma prática de financiamento coletivo realizado pela internet que congrega valores da cibercultura, começa a ser apropriado por conglomerados da indústria do entretenimento, deixando de lado ideias de colaboração e democratização para assumir contornos de uma estratégia de influência na opinião pública. Para tanto, realiza uma análise do caso Veronica Mars, identificando, a partir de uma literatura de propaganda, algumas das lógicas de influência que perpassam o episódio.

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Biografia do Autor

Daniel Reis Silva - Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG/Brasil, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG/Brasil

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Publicado

2014-05-15

Como Citar

Silva - Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG/Brasil, D. R., & Borges Lima - Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG/Brasil, L. A. (2014). A INFLUÊNCIA DA OPINIÃO PÚBLICA NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE CROWDFUNDING VERONICA MARS: UMA APROPRIAÇÃO CONTROVERSA. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 16(2), 123–138. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/2170

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO PLATAFORMAS COLABORATIVAS: ENTRE A PARTICIPAÇÃO E O CONTROLE