POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA O SOFTWARE LIVRE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: o uso do programa Scribus no Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia
Palavras-chave:
Economia, Comunicação, Ciências Sociais, Ciências, Aplicadas, Ciência da Informação, Economia Política, Ciência Política, Economia da Cultura, Sociedade da Informação, Teoria do ConhecimentoResumo
O texto aborda as políticas públicas de comunicação e tecnologias, em especial o uso de microcomputadores e softwares, que necessita análise em sua constante evolução. Tem como problematização o fato de que o mercado desenvolve softwares proprietários, em contraposição ao ideal colaboracionista do movimento do software livre que possibilita a participação e inclusão digital , bem como sua utilização aos órgãos de ensino público. Aborda o conceito de software livre e sua adoção no ensino superior, mediante resoluções adotadas pelo estado brasileiro analisando a experiência do do software SCRIBUS no Curso de Jornalismo. Metodologicamente utiliza pesquisa nas informações disponibilizados pelo governo federal e instituição e realiza uma comparação entre software proprietário, destacando que o uso do software livre é confiável, possibilitando desenvolver o espírito solidário e colaboracionista, ampliando o conhecimento.
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