POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA O SOFTWARE LIVRE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: o uso do programa Scribus no Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia

Autores

  • Adriana Cristina Omena dos Santos - Universidade Federal de Uberlândia – UFU/Brasil Universidade Federal de Uberlândia – UFU/Brasil
  • Ricardo Ferreira de Carvalho Universidade Federal de Uberlândia – UFU/Brasil

Palavras-chave:

Economia, Comunicação, Ciências Sociais, Ciências, Aplicadas, Ciência da Informação, Economia Política, Ciência Política, Economia da Cultura, Sociedade da Informação, Teoria do Conhecimento

Resumo

O texto aborda as políticas públicas de comunicação e tecnologias, em especial o uso de microcomputadores e softwares, que necessita análise em sua constante evolução.  Tem como problematização o fato de que o mercado desenvolve softwares proprietários, em contraposição ao ideal colaboracionista do movimento do software livre que possibilita a participação e inclusão digital , bem como sua utilização aos órgãos de ensino público. Aborda o conceito de software livre e sua adoção no ensino superior, mediante resoluções adotadas pelo estado brasileiro analisando a experiência do do software SCRIBUS no Curso de Jornalismo. Metodologicamente utiliza pesquisa nas informações disponibilizados pelo governo federal e instituição e realiza uma comparação entre  software proprietário, destacando que o uso do software livre é confiável, possibilitando desenvolver o espírito solidário e colaboracionista, ampliando o conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-05-15

Como Citar

Omena dos Santos - Universidade Federal de Uberlândia – UFU/Brasil, A. C., & de Carvalho, R. F. (2014). POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA O SOFTWARE LIVRE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: o uso do programa Scribus no Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 16(2), 207–222. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/2173