Da financeirização do noticiário ao noticiário da financeirização
como as aquisições de veículos econômicos por instituições financeiras interferem no jornalismo econômico no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v27i1.21791Resumo
Investigamos a hipótese de que a recente onda de aquisições de veículos jornalísticos da área econômica por instituições financeiras representa um marco no processo de subordinação do jornalismo econômico brasileiro à ideologia neoliberal. Da era de financeirização do noticiário (Puliti, 2013), estaríamos numa fase na qual se produz o que chamamos de noticiário da financeirização – marcado pela predominância quase absoluta de pautas financeiras sobre as de viés socioeconômico e a falta de diversidade de fontes e pontos de vista. Apresentamos um panorama das recentes aquisições de veículos econômicos por instituições financeiras e uma análise exploratória dos principais veículos controlados por essas empresas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Larissa Morais, André Cavallo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.