Da financeirização do noticiário ao noticiário da financeirização

como as aquisições de veículos econômicos por instituições financeiras interferem no jornalismo econômico no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v27i1.21791

Resumo

Investigamos a hipótese de que a recente onda de aquisições de veículos jornalísticos da área econômica por instituições financeiras representa um marco no processo de subordinação do jornalismo econômico brasileiro à ideologia neoliberal. Da era de financeirização do noticiário (Puliti, 2013), estaríamos numa fase na qual se produz o que chamamos de noticiário da financeirização – marcado pela predominância quase absoluta de pautas financeiras sobre as de viés socioeconômico e a falta de diversidade de fontes e pontos de vista. Apresentamos um panorama das recentes aquisições de veículos econômicos por instituições financeiras e uma análise exploratória dos principais veículos controlados por essas empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Morais, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora Associada da Universidade Federal Fluminense (UFF), atuou por cerca de dez anos como jornalista no segmento de Economia. É colaboradora do Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC-UFF). 

André Cavallo, Universidade Federal Fluminense

Jornalista formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), atualmente (2024) é mestrando do Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano na Universidade (PPGMC-UFF)

Downloads

Publicado

2025-04-07

Como Citar

Morais, L., & Cavallo , A. (2025). Da financeirização do noticiário ao noticiário da financeirização: como as aquisições de veículos econômicos por instituições financeiras interferem no jornalismo econômico no Brasil. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 27(1), 67–84. https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v27i1.21791

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO