Silêncio no estúdio
o movimento sindicalista na indústria audiovisual estadunidense e a greve de 2023
DOI:
https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v27i1.21873Resumo
A indústria audiovisual é um dos raros setores que ainda possuem forte atuação sindicalista nos EUA. Através de análise documental e revisão bibliográfica, o artigo explora o movimento sindicalista em Hollywood, destacando a greve dos roteiristas de 2023. Historicamente, o surgimento de novas tecnologias de exibição e distribuição leva a paralisações de artistas em busca de ajustes compensatórios. Na mais recente greve, plataformas de streaming e inteligência artificial foram os principais pontos de debate. A análise dos eventos e seus desdobramentos proporcionam uma compreensão do modelo de gig economy, ou “economia de bicos”, que se expande em diversos setores globalmente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Aianne Amado

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.