Da televisão linear ao streaming

o melodrama como modelo de negócios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v27i1.22164

Resumo

Este artigo pretende discutir e mapear como o melodrama, tradicionalmente associado à televisão aberta, está sendo adaptado e incorporado pelos serviços de streaming no Brasil. Analisamos as motivações econômicas e culturais por trás dessa estratégia de negócio, bem como os desafios e potencialidades desse modelo em um mercado audiovisual cada vez mais globalizado e competitivo. Ao explorar a interseção entre a tradição da telenovela e as demandas contemporâneas do universo televisivo, busca-se compreender como o melodrama contribui para a formação de identidades culturais, ao mesmo tempo em que reorganiza as lógicas do mercado brasileiro frente às plataformas digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Aucar, PUC-Rio

Professora do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUC-Rio. Doutora em Comunicação pelo PPGCOM PUC-Rio. Líder do grupo de pesquisa Narrativas & Consumo. Bolsista do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado, da Faperj. 

Tatiana Siciliano , PUC-Rio

Professora do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUC-Rio. Doutora em Antropologia pelo Museu Nacional/ UFRJ. Pós-doutora em Sociologia pelo IFCS/UFRJ. Líder do grupo de pesquisa Narrativas & Consumo. Bolsista do programa Auxílio à Pesquisa, da Faperj. 

Francisco Malta , PUC-Rio

Pós-doutorando no Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da PUC-Rio. Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Possui MBA em Gestão de Negócios pelo Ibmec. Escritor e roteirista de cinema e TV. Integrante do grupo de pesquisa Narrativas & Consumo. 

Tatiana Helich , PUC-Rio

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUC-Rio. Mestre em Comunicação pela mesma instituição. Integrante do grupo de pesquisa Narrativas & Consumo. Assistente editorial da Editora PUC-Rio. 

Downloads

Publicado

2025-04-07

Como Citar

Aucar, B., Siciliano , T., Malta , F., & Helich, T. (2025). Da televisão linear ao streaming: o melodrama como modelo de negócios. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 27(1), 108–121. https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v27i1.22164

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO