O processo de reconhecimento e inserção da acessibilidade como setor produtivo na indústria audiovisual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v27i1.22170

Resumo

A relação desigual no acesso às produções audiovisuais para as pessoas com deficiência auditiva e visual se deve a tensão da lógica mercadológica, a baixa inserção da acessibilidade na cadeia produtiva e na cultura audiovisual. É ainda mais latente para pessoas com deficiência auditiva e surdas,  com distintas formas de comunicação e expressão, sendo o audiovisual uma potencialidade para a difusão da língua de sinais. Esse artigo discute sobre a dinâmica de produção acessível, como tem sido implementados os recursos de acessibilidade na televisão brasileira, tensionando a relação entre a obrigatoriedade no cenário regulatório e a reorganização do mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Azevedo, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Membro do A-Tevê Laboratório de Análise de Teleficção. Investiga as áreas de acessibilidade no audiovisual, na televisão, cinema e internet, as políticas públicas para acessibilidade e a Tradução Audiovisual Acessível. 

Downloads

Publicado

2025-04-07

Como Citar

Sousa, A. A. (2025). O processo de reconhecimento e inserção da acessibilidade como setor produtivo na indústria audiovisual. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 27(1), 137–150. https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v27i1.22170

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO