Comunicação alternativa, redes virtuais e ativismo: avanços e dilemas

Autores

  • Dênis de Moraes Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Economia, Comunicação, Ciências Sociais, Ciências, Aplicadas, Ciência da Informação, Economia Política, Ciência Política, Economia da Cultura, Sociedade da Informação, Teoria do Conhecimento

Resumo

A Internet é um ecossistema digital caracterizado por arquitetura descentralizada, multiplicação de fontes de emissão, disponibilização ininterrupta de dados, sons e imagens, utilização simultânea e interações singulares. Em sua impressionante variedade de usos, a rede mundial de computadores tem permitido experiências de produção e difusão informativa com sentido contra-hegemônico — isto é, de questionamento do neoliberalismo e da ideologia mercantilista da globalização, bem como de denúncia de seus efeitos anti-sociais. O propósito aqui é refletir sobre a emergência da comunicação alternativa em rede, de viés anticapitalista, que defende a liberdade de expressão e os direitos da cidadania. Significa avaliar discursos e dinâmicas editoriais que procuram romper com crivos e controles da mídia convencional. Significa também concentrar o olhar em práticas comunicacionais que se posicionam na contramão de uma época de midiatização das relações sociais, ao mesmo tempo em que interpelam a síndrome consumista que exalta o exibicionismo, do excesso e do desperdício (Bauman, 2006: 113). Trata-se de conceber a Internet como mais uma arena de lutas e conflitos pela hegemonia, vale dizer, de batalhas permanentes pela conquista do consenso social e da liderança cultural-ideológica de uma classe ou bloco de classes sobre as outras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dênis de Moraes, Universidade Federal Fluminense

Dênis de Moraes é professor associado do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense e pós-doutor pelo Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO), sediado em Buenos Aires, Argentina. Publicou, entre outros livros, Sociedade midiatizada, org. (Mauad, 2006; edição em espanhol: Sociedad mediatizada, Gedisa, 2007), Cultura mediática y poder mundial (Norma, 2006), Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder, org. (Record, 2005; edição em espanhol: Por otra comunicación: medios, globalización cultural y poder. Icaria/Intermón, 2005) e Combates e utopias: os intelectuais num mundo em crise, org. (Record, 2004), os dois últimos indicados ao Prêmio Jabuti, na categoria Ciências Humanas.

Downloads

Publicado

2011-12-28

Como Citar

de Moraes, D. (2011). Comunicação alternativa, redes virtuais e ativismo: avanços e dilemas. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 9(2). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/226