PRÊMIOS EM JORNALISMO: A CULTURA MERITOCRÁTICA PREMIATIVA DENTRO DA CULTURAL PROFISSIONAL JORNALÍSTICA

Autores

  • Robson Dias - Universidade de Brasilia – UnB/Brasil Universidade de Brasilia – UnB/Brasil

Palavras-chave:

Jornalista, Meritocracia, Prêmios, Newsmaking

Resumo

A cultura profissional em Jornalismo compartilha valores relativos ao profissionalismo e ao status do que é (ou não) legítimo na atividade jornalística. O artigo trata da cultura meritocrática premiativa que estabelece um novo padrão de conduta e normas de comportamentos (1); determinando um sistema paralelo e extra-organizacional de recompensa profissional (2). Este fato incorre no profissionalismo (Soloski) não a partir das rotinas produtivas e processo de produção da notícia (modo direto), mas via cultura meritocrática premiativa dentro da cultura profissional, mirando a subjetividade e a cosmovisão do jornalista. Se os definidores primários mantém uma investida direta sobre as rotinas produtivas e o processo de produção da noticia via Agenda Setting e Newsmaking; aqui, o foco é a partir dos prêmios, num esforço indireto, via cultura meritocrática premiativa e cultura profissional jornalística.

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Biografia do Autor

Robson Dias - Universidade de Brasilia – UnB/Brasil, Universidade de Brasilia – UnB/Brasil

Doutor em Comunicação, formado pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação (PPGFAC) da Universidade de Brasília (UnB) a partir do vínculo com os seguintes projetos de pesquisa credenciados no CNPQ: A ideia do pós-Jornalismo (2010-2013),  O  Jornalismo  como  Teoria  Democrática  (2006-2010) e Como o Terceiro Setor pauta a mídia (2003-2006).

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Publicado

2014-05-15

Como Citar

Dias - Universidade de Brasilia – UnB/Brasil, R. (2014). PRÊMIOS EM JORNALISMO: A CULTURA MERITOCRÁTICA PREMIATIVA DENTRO DA CULTURAL PROFISSIONAL JORNALÍSTICA. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 16(2), 50–64. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/2275