O desmonte como política de Estado no governo Milei: o caso dos meios públicos em Córdoba, Argentina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v27i2.22846

Resumo

Segundo maior centro urbano da Argentina, Córdoba caracterizou-se historicamente pela atuação da Rádio Nacional e de uma rede de canais de radiodifusão públicos ligados à Universidade Nacional (UNC). As tentativas de fortalecimento dos veículos de Comunicação Pública, a partir da Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual, após serem desmontadas, hoje enfrentam um revés ainda maior com a política implementada pelo presidente Javier Milei. Este artigo discute as políticas para a Comunicação na Argentina e a situação da Rádio Nacional de Córdoba e do canal 10, TV da UNC, ambos meios históricos e em desestruturação no atual contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carine Prevedello, UFRJ

Jornalista, doutora em Comunicação, professora adjunta da Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mãe de Ana Clara, 22 anos, e Bibiana, 17 anos. Coordenadora do Programa de Educação Tutorial (PET) da ECO/UFRJ e do projeto de extensão TJ UFRJ, que explora formatos e linguagens em jornalismo audiovisual, vídeos experimentais, coberturas e conteúdo para redes sociais. Durante mais de 15 anos, atuou no jornalismo em mídia corporativa, instituições público-estatais e TVs universitárias, com ênfase nas áreas de telejornalismo, assessoria de imprensa e comunicação integrada. Como pesquisadora, dedica-se à Economia Política da Comunicação, especialmente às emissoras públicas de radiodifusão, jornalismo audiovisual e convergência para a televisão digital no Brasil. Possui também pesquisa e interesse na investigação do discurso jornalístico, democratização da Comunicação, jornais populares no Brasil e mediação da cidadania pelo jornalismo. Dirigiu o projeto de criação, estruturação técnica e identidade sonora da UniFM 107.9, rádio FM da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Diretora adjunta de Extensão da ECO/UFRJ, filiada à Sociedade Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).

Valeria Meirovich, Universidade Nacional de Córdoba

Licenciada en Comunicación Social. Magíster en Comunicación y Cultura Contemporánea. Profesora Adjunta en Seminario "Sistematización y Redacción de Tesina" y Seminario "Diseño de Estrategias de Intervención Profesional" de la Lic. en Trabajo Social. Profesora Adjunta (a cargo, por carga anexa) en "Metodología de la Investigación Social II (Cualitativa) en las Lic. en Sociología y Ciencia Política.  Especialista en comunicación, política y ciudadanía. Desde una perspectiva de derecho a la comunicación, sus estudios se enmarcan en dos campos de indagación: por un lado, el de los movimientos sociales y sus prácticas comunicativas; y, por otro lado, el de los medios audiovisuales (públicos, educativos y del sector sin fines de lucro) y sus proyectos político-comunicacionales. Actualmente se encuentra investigando la conformación y desarrollo del sector mediático sin fines de lucro en Argentina el marco de las transformaciones tecnoculturales contemporáneas.

Downloads

Publicado

2025-09-12

Como Citar

Prevedello, C., & Meirovich, V. (2025). O desmonte como política de Estado no governo Milei: o caso dos meios públicos em Córdoba, Argentina. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 27(2), 128–138. https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v27i2.22846