A Educação a Distância no Ciberespaço: por uma Cartografia em Movimento

Autores

  • Hans Peder Behling Universidade Regional de Blumenau
  • Dulce Maria Cruz Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Educação no Ciberespaço, Educação à Distância

Resumo

Este artigo apresenta alguns elementos teóricos de uma pesquisa que teve como objetivo principal investigar os aspectos tecnológicos, econômicos e pedagógicos relacionados à educação a distância (EaD) no ciberespaço. Segundo Palloff e Pratt (2002), independentemente do método de ensino utilizado, a EaD no ciberespaço promove uma transição da sala de aula tradicional e presencial no campus para a sala de aula não presencial, mediada por computadores conectados via Internet. Como outras tecnologias empregadas em comunicação buscaram integração, e não a substituição das formas presenciais, as tecnologias de EaD no ciberespaço, ao invés de inaugurar uma nova educação, integram-se às formas já existentes, buscando auxiliar na resolução de problemas. Esta integração não significa estabilidade; ao contrário, significa o advento de novas formas de promover testes dentro do paradigma, contribuindo e potencializando-o com mudanças contínuas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hans Peder Behling, Universidade Regional de Blumenau

Mestre em Ciências da Linguagem na UNISUL, Professor da Universidade Regional de Blumenau.

Dulce Maria Cruz, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção na UFSC, Professora do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da UFSC.

Downloads

Publicado

2011-12-28

Como Citar

Behling, H. P., & Cruz, D. M. (2011). A Educação a Distância no Ciberespaço: por uma Cartografia em Movimento. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 9(3). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/248