Ombudsman de mídia: a fiscalização dos conteúdos televisivos
Palavras-chave:
Ombudsman, InteratividadeResumo
Transparência e interatividade, em geral, não são sinônimos de estratégias midiáticas, especialmente quando se trata dos mais importantes veículos brasileiros. A problemática comunicacional é pouquíssimo abordada nos meios massivos, que tomam para si o conceito de popular. O debate pela democratização da mídia implica em conflitos de interesses empresariais, os quais, somados à pouco sedenta disposição da população em participar, resultam em receptores cujo comportamento é predominantemente pouco atuante. Visto isso, não seria de estranhar, portanto, que a palavra ombudsman seja mal vista pelo empresariado da comunicação e mal (ou nada) compreendida pelas massas: leitores, ouvintes e telespectadores, grosso modo, desconhecem o seu significado. O que se esconde por trás desse tema, apesar de certas limitações, é o direito de praticar a cidadania, fazer-se ouvir, participar, opinar. Poucos veículos no Brasil tiveram capacidade de abrir espaço para este assunto, expondo-se à autocrítica e interagindo com seu público.Downloads
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