A fórmula para mesclar pesquisa e militância: entrevista com Murilo César Ramos
Palavras-chave:
Economia, Políticas, Economia PolíticaResumo
O tema central do próximo congresso da Intercom, em Brasília, será Estado e Comunicação. E, infelizmente, há no país poucos pesquisadores envolvidos com tal temática. Um dos principais deles é Murilo César Ramos. Os leitores habituais da Revista Eptic já conhecem muitos de seus textos e apresentações, mas para este número ele concedeu um bate-papo que pode ajudar a muitos a clarear ainda mais suas posturas. Murilo César Ramos é jornalista formado pela UFPR, tem mestrado e doutorado na University of Missouri e pós-doutorado na Unicamp. Sua carreira acadêmica começou na UnB em 1974, onde, alem de professor, já foi chefe de gabinete da Reitoria, chefe de Departamento e diretor da Faculdade de Comunicação. Atualmente coordena o Laboratório de Políticas de Comunicação. Sua trajetória foi construída com base em uma mescla de militância política e bastidores da academia, tendo sito um ator importante nos debates travados nos corredores do poder, passando pela Constituinte, a Lei do Cabo, a Lei Geral de Telecomunicações e as atuais discussões em torno da TV e do rádio digitais e das várias ersões para uma nova regulamentação para a comunicação de massa no país. Em 2005 ele foi agraciado com o Prêmio Luiz Beltrão de Maturidade Acadêmica, honraria máxima entre os pesquisadores brasileiros de Comunicação. Nesta entrevista Murilo César Ramos fala de economia, de políticas, de economia política e de temas que são de grande relevância, mas que a maioria dos pesquisadores em Comunicação não têm dado a devida importância.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.