Copyleft: a utopia da pane no sistema

Autores

  • André Azevedo da Fonseca Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquisa Filho”

Palavras-chave:

copyleft, propriedade intelectual, democratização da informação

Resumo

Este artigo busca conceituar o termo “copyleft”, uma licença que permite a livre reprodução e distribuição sem fins lucrativos da produção intelectual. Simultaneamente, procura desenvolver a discussão: será que essa disseminação do conhecimento é verdadeiramente uma democratização ou apenas um cosmético nas estratégias de propaganda? Dessa forma, vistos os antecedentes históricos, considerando que a indústria de entretenimento sempre se mostrou temerosa quando surgiram novas tecnologias, mas foi sempre eficiente não apenas para vencer as crises mas sobretudo para direcionar as tecnologias a seu favor, percebe-se que o mercado tende a aprender a domar essas “insubordinações” para tirar proveito das técnicas de guerrilha cultural, sob o custo de uma democratização relativa da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Azevedo da Fonseca, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquisa Filho”

Graduado em Comunicação Social (Universidade de Uberaba/Uniube); Especialista em História do Brasil (PUC-MG); Mestrando em História Cultural na Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquisa Filho” (Unesp-Franca). Autor de Cotidianos culturais e outras histórias: a cidade sob novos olhares (Uniube, 2004) disponível em licença copyleft no site.

Downloads

Publicado

2011-12-28

Como Citar

da Fonseca, A. A. (2011). Copyleft: a utopia da pane no sistema. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 8(2). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/286