Uma proposta metodológica para o estudo da imprensa a partir das mutações na problemática da análise do discurso

Autores

  • Giovandro Marcus Ferreira Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Discurso, Posicionamento Discursivo, Condições de Produção, Condições de Reconhecimento

Resumo

Neste estudo propomos uma metodologia de análise para se estudar o posicionamento discursivo da imprensa tendo como eixo às estratégias adotadas no interior e fora do suporte imprensa. Como ponto de partida, desenvolvemos uma leitura do estudo do discurso a partir dos anos 60 pelo viés da semiologia. Dividividimos este domínio em três fases: imanentista (semiologia de 1ª geração), enunciação e as condições de produção (semiologia de 2ª geração) e a busca das condições de produção e do reconhecimento (semiologia de 3ª geração).

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Biografia do Autor

Giovandro Marcus Ferreira, Universidade Federal da Bahia

Professor Adjunto na Faculdade de Comunicação da UFBA e doutor em Ciências da Informação pelo Institut Français de Presse et Communication - Université de Paris II.

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Publicado

2011-12-28

Como Citar

Ferreira, G. M. (2011). Uma proposta metodológica para o estudo da imprensa a partir das mutações na problemática da análise do discurso. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 8(1). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/292