De acusador a acusado: O “Valerioduto” e a utilização de recursos da publicidade para caixa dois de partidos

Autores

  • Anderson David Gomes dos Santos Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Rafael Cavalcanti Barreto Universidade Federal de Alagoas
  • Bruno Lima Rocha Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Palavras-chave:

Economia Política da Comunicação, Corrupção sistêmica, Revista Época, Revista Carta Capital, Polícia Federal

Resumo

Estuda-se a repercussão midiática do relatório da Polícia Federal sobre as denúncias de desvio de dinheiro público e formação de “caixa dois” nos governos FHC e Lula a partir de reportagens das revistas Época e Carta Capital e da agência de notícias Rede Brasil Atual. Com base no eixo teórico-metodológico da Economia Política da Comunicação, o artigo expõe o caso que ficou conhecido como “Valerioduto” e a participação do banqueiro Daniel Dantas em esquemas de corrupção sistêmica, sob o prisma das relações estabelecidas entre grupos midiáticos e grupos político-econômicos. Recursos identificados para campanhas publicitárias teriam sido utilizados para mascarar o esquema, o que trouxe a presença de empresas midiáticas importantes, mesmo que indiretamente, envolvidas no caso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson David Gomes dos Santos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da UNISINOS (bolsista CAPES RH-TVD), membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade – CEPOS (apoiado pela Ford Foundation) e do Núcleo de Estudos Cepcom-Comulti (UFAL).

Rafael Cavalcanti Barreto, Universidade Federal de Alagoas

Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela FITS, membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade – CEPOS (apoiado pela Ford Foundation) e do Núcleo de Estudos Cepcom-Comulti (UFAL)

Bruno Lima Rocha, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professor na graduação em Ciências da Comunicação e pesquisador pela UNISINOS, membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade – CEPOS (apoiado pela Ford Foundation) e Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2011-12-27

Como Citar

dos Santos, A. D. G., Barreto, R. C., & Rocha, B. L. (2011). De acusador a acusado: O “Valerioduto” e a utilização de recursos da publicidade para caixa dois de partidos. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 13(3). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/311