O MARCO CIVIL DA INTERNET E A NEUTRALIDADE DE REDE: DILEMAS, DEBATES E IMPASSES RELACIONADOS ESSE PRINCÍPIO NA TRAMITAÇÃO DO PROJETO DE LEI
Palavras-chave:
Neutralidade de rede. Marco Civil da Internet. Internet. Governança da Internet. Políticas públicas de comunicaçõesResumo
O presente artigo resgata o processo de elaboração, tramitação e aprovação do Marco Civil da Internet, com foco na discussão sobre a neutralidade de rede. Para que o projeto se transformasse na Lei 12.965/2014 foi necessário superar grandes dilemas, disputas e impasses relacionados à definição da redação do princípio da neutralidade de rede. No artigo são apontados os atores que se destacaram na mobilização em prol da retirada ou redução do alcance desse princípio no projeto de lei, e os que fizeram sua defesa; os principais argumentos utilizados; os fatores que contribuíram para a intensificação da mobilização do governo a favor da aprovação; as principais estratégias para conseguir apoio da maioria e aprovar o projeto; quem ganhou e perdeu com a aprovação dessa lei; os efeitos no cenário internacional; e a concepção ideológica sobre a Internet que prevaleceu.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.