FÁBRICAS RECUPERADAS: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA E PRAGMÁTICA DA AUTOGESTÃO

Autores

  • Clóvis Montenegro Lima- Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Brasil) nstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT
  • Mariangela Rebelo Maia - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Brasil) Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro- IBICT/UFRJ (Brasil)
  • Vinícios Souza Menezes - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Brasil) Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro- IBICT/UFRJ (Brasil)

Palavras-chave:

Autogestão. Fábrica recuperada. Sociedade do trabalho. Sociedade da comunicação. Ontologia. Linguagem

Resumo

Trata-se de uma leitura habermasiana da sociedade da comunicação em perspectiva com os projetos autogestionários e a experiência das fábricas recuperadas, fundadas na sociedade do trabalho. Discute-se a razoabilidade da autogestão no âmbito do agir comunicativo, diante do fato deste projeto ter uma forte conotação no projeto instrumental socialista proposto por Marx. São analisados os paradigmas da produção e da intercompreensão, assim como o estatuto ontológico associado a cada um deles. Por fim, através da leitura habermesiana busca-se um acordo conciliador e comunicativo entre o projeto autogestionário e a utopia da sociedade da comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clóvis Montenegro Lima- Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Brasil), nstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT

Doutor em Administração e em Ciência da Informação. Pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

Mariangela Rebelo Maia - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Brasil), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro- IBICT/UFRJ (Brasil)

Doutouranda em Ciência da Informação. (PPGCI IBICT/UFRJ).

Vinícios Souza Menezes - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Brasil), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro- IBICT/UFRJ (Brasil)

Doutorando em Ciência da Informação (PPGCI-IBICT/UFRJ). Bolsista de doutorado do CNPq.

Downloads

Publicado

2015-02-05

Como Citar

Lima- Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Brasil), C. M., Maia - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Brasil), M. R., & Menezes - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Brasil), V. S. (2015). FÁBRICAS RECUPERADAS: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA E PRAGMÁTICA DA AUTOGESTÃO. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 17(1), 142–160. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/3380

Edição

Seção

DOSSIÊ TRABALHO COMUNICACIONAL: ASPECTOS DE COMUNICAÇÃO E TRABALHO COMO ATIVIDADE E COMO MERCADORIA