NOVAS IDENTIDADES PARA O NOVO MUNDO DO TRABALHO ATRAVÉS DA CULTURA: O VELHO MANTRA DO CAPITALISMO REVISITADO

Autores

  • William Dias Braga – Universidade Federal do Rio de Janeiro –UFRJ (Brasil) Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Inovação, Criatividade, Empreendedorismo, Trabalho, Cultura

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar a promoção da cultura como catalisador da criatividade no âmbito da Estratégia de Lisboa e do Programa Europa Criativa, projetos da União Europeia para o crescimento, o emprego, a inovação e a competitividade. A cultura é hoje um recurso que gera e atrai investimentos, cuja distribuição e utilização mostram-se como fonte inesgotável para as indústrias culturais e as novas indústrias dependentes da propriedade intelectual. A Cultura se converte, assim, no fim último da cadeia de valor econômico, e passa a desempenhar um papel central no crescimento e na competitividade. A ativação permanente do campo cultural passa a se constituir como alicerce para a construção da identidade operária, que tem sido elaborada através de projetos hegemônicos do capital para o trabalho, com o propósito de estimular a criatividade, o empreendedorismo e a inovação.

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Biografia do Autor

William Dias Braga – Universidade Federal do Rio de Janeiro –UFRJ (Brasil), Universidade Federal de Sergipe

Universidade Federal do Rio de Janeiro –UFRJ (Brasil)

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Publicado

2015-02-05

Como Citar

Braga – Universidade Federal do Rio de Janeiro –UFRJ (Brasil), W. D. (2015). NOVAS IDENTIDADES PARA O NOVO MUNDO DO TRABALHO ATRAVÉS DA CULTURA: O VELHO MANTRA DO CAPITALISMO REVISITADO. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 17(1), 218–235. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/3384

Edição

Seção

DOSSIÊ TRABALHO COMUNICACIONAL: ASPECTOS DE COMUNICAÇÃO E TRABALHO COMO ATIVIDADE E COMO MERCADORIA