A Comoditização dos Usuários na Internet: comunicação, convergência e trabalho

Autores

  • Rafael Grohmann - Universidade de São Paulo- USP/Brasil Universidade de São Paulo- USP (Brasil)

Palavras-chave:

Comunicação, Internet, Escola Crítica, Mercadoria Audiência

Resumo

O artigo pretende discutir o que os sujeitos usuários de Internet representam no sistema comunicacional a partir da “mercadoria audiência” e do “trabalho dos usuários”, considerando as mudanças ocorridas com a “cultura da convergência”. Para tanto, procuramos: a) situar o “receptor” entre a “mercadoria” e a “atividade”, a partir de referenciais clássicos da Escola de Frankfurt e dos Estudos Culturais Britânicos; b) apresentar e discutir o conceito de mercadoria audiência a partir de Dallas Smythe; c) mostrar as discussões contemporâneas sobre as formas de comoditização do usuário na Internet e nas redes sociais; d) discutir se o trabalho do usuário/fã pode ser tratado como trabalho não-pago e como trabalho explorado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Grohmann - Universidade de São Paulo- USP/Brasil, Universidade de São Paulo- USP (Brasil)

Doutorando e Mestre em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo (USP). Professor dos cursos de graduação em Comunicação Social do FIAM-FAAM Centro Universitário e do curso de pós-graduação lato sensu (especialização) em Mídias e Redes Sociais da Universidade Anhembi Morumbi. Experiência docente na Universidade de Taubate (UNITAU - 2011/2012). Pesquisador do Centro de Pesquisas em Comunicação e Trabalho (CPCT - ECA/USP - CNPq). Possui graduação (Bacharelado/Licenciatura) em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2009). Têm experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos de recepção, teorias da comunicação, análise do discurso, comunicação e trabalho, trabalho dos jornalistas. Editor responsável pela Revista Parágrafo: revista científica de Comunicação Social da FIAM-FAAM.

Downloads

Publicado

2014-10-09

Como Citar

Grohmann - Universidade de São Paulo- USP/Brasil, R. (2014). A Comoditização dos Usuários na Internet: comunicação, convergência e trabalho. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 16(3), 4–15. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/4