Celso Furtado: subdesenvolvimento, dependência, cultura e criatividade

Autores

  • Carlos Brandão Instituto Multidisciplinar da UFRRJ

Palavras-chave:

Celso Furtado, Subdesenvolvimento, Cultura.

Resumo

O ensaio pretende apresentar alguns elementos da base teórico-metodológica de Celso Furtado que procuram articular o processo de desenvolvimento/subdesenvolvimento com os conceitos de dependência, cultura e criatividade. São discutidos os desafios para se engendrar estratégias de desenvolvimento que acionem/mobilizem a riqueza cultural presente na diversidade brasileira e legitimem renovado padrão civilizatório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Brandão, Instituto Multidisciplinar da UFRRJ

Professor do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ. Doutor, Livre Docente e Professor Titular pelo Instituto de Economia da Unicamp. Pós-doutor pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Bolsista do CNPq. Pesquisador da temática do Desenvolvimento e do Planejamento Regional. Coordenador do site www.interpretesdobrasil.org. Coordenador do Observatório Celso Furtado para o Desenvolvimento Regional.

Downloads

Publicado

2012-04-12

Como Citar

Brandão, C. (2012). Celso Furtado: subdesenvolvimento, dependência, cultura e criatividade. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 14(1). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/400