Mediações fonográficas: uma análise dos negócios, regulações, usos e apropriações das tecnologias no contexto de ascensão de uma indústria da música

Autores

  • Henrique Ramos Reichelt Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palavras-chave:

Indústria da música. Tecnologias da informação e da comunicação. Mediações musicais.

Resumo

O presente artigo investiga a configuração das mediações musicais ocorridas ao longo do final do século XIX e início do XX, a partir do surgimento dos primeiros dispositivos de reprodutibilidade sonora. Em uma perspectiva histórica, são abordadas disputas entre empresas produtoras de aparelhos, gravadoras de discos e emissoras de rádio em função da regulação, da formação de seus mercados e das condições de apropriação dos ouvintes.

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Biografia do Autor

Henrique Ramos Reichelt, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestre em Comunicação Social pela UFF, cursou Master em Sociologia, Arte, Cultura e Mediações Técnicas na Universidade Pierre Mendès France (Grenoble II), na França. Membro do LabCULT - Laboratório de Pesquisa em Culturas e Tecnologias da Comunicação.

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Publicado

2012-08-05

Como Citar

Reichelt, H. R. (2012). Mediações fonográficas: uma análise dos negócios, regulações, usos e apropriações das tecnologias no contexto de ascensão de uma indústria da música. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 14(2). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/420