Teoria e prática jornalística em uma rádio comunitária: estudo do programa Ecolândia – o mundo onde a gente vive
Palavras-chave:
Rádio Comunitária, Jornalismo Público, Jornalismo Popular, Radiojornalismo, Rotina de produçãoResumo
Este artigo visa discutir a rotina de produção do programa Ecolândia – o mundo onde a gente vive, radiojornal sobre meio ambiente e qualidade de vida, transmitido em uma rádio comunitária da cidade de Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul. Para tanto, a proposta metodológica é composta por dois eixos: análise de materiais (áudios e roteiros) e observação da rotina produtiva. Através da interligação das duas sistemáticas, contextualizamos a produção do programa em uma análise conjunta, buscando compreender como o radiojornal está inserido em uma mídia comunitária, resguardando suas características jornalísticas específicas. Entre os principais resultados deste estudo está a verificação da importância de ampliar as discussões entre as práticas e a teoria no eixo da comunicação comunitária.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.