A MÍDIA NO BRASIL: COMO SE DÁ A CONCENTRAÇÃO DAS COMUNICAÇÕES E TELECOMUNICAÇÕES

Autores

  • Eula Dantas Taveira Cabral - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) - Brasil

Palavras-chave:

1. Grupos de Mídia, 2.Concentração das comunicações, 3.Concentração das telecomunicações, 4. Economia Política da Comunicação, 5. Mídia brasileira.

Resumo

O cenário brasileiro é representado pela concentração dos meios de comunicação e de telecomunicações nas mãos de poucos grupos.  Dada a concentração do setor, os grupos midiáticos exercem influência na elaboração de políticas em suas áreas de atuação. A TV e o rádio chegam a mais de 90% das residências. TV por assinatura, telefones fixos e celulares e Internet atingem quase 100% dos brasileiros. Trabalhando-se com pesquisas bibliográfica e documental, verificou-se: disputa de grupos que invade barreiras tecnológicas, criados de forma distinta pelas políticas e legislações do país, mas que se cruzam pela realidade das novas tecnologias.

 

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Biografia do Autor

Eula Dantas Taveira Cabral - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) - Brasil

Pós-doutora em Comunicação pela UERJ, Mestre e Doutora em Comunicação Social pela UMESP e graduada em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo pela UFAM. Trabalha nas áreas de Pesquisa e de Comunicação no IBICT.

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Publicado

2015-09-30

Como Citar

Cabral - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) - Brasil, E. D. T. (2015). A MÍDIA NO BRASIL: COMO SE DÁ A CONCENTRAÇÃO DAS COMUNICAÇÕES E TELECOMUNICAÇÕES. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 17(3), 16–28. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/4298