AS TIC’s e a regulação financeira – uma crítica à Manuel Castells

Autores

  • Ruy Sardinha Lopes Universidade estadual de São Paulo - Araraquara

Palavras-chave:

Economia política, Financeirização, Regulação, TICs

Resumo

As questões postas pela crise financeira mundial da 2008/2009 reacenderam o debate sobre os modos de regulação da economia. Em linhas gerais, passado a voga em torno das “desregulamentações” e das “regulações” via mercado volta-se a clamar por uma presençamais ativa dos mecanismos extra-econômicos, em especial do Estado, como condições para se recuperar o equilíbrio e harmonia perdidos. Ainda que o debate dirija-se, em grande parte, para a recuperação das matrizes keynesianas, o vínculo, estrutural, existente entre o modo de acumulação sob dominância financeira e as TICs torna necessário a reflexão sobre o papel econômico destas, em especial, aquele apontado por Manuel Castells em A Sociedade da Informação e na Galáxia Internet que as coloca como as novas ferramentas tecnológicas de regulação da dinâmica do mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ruy Sardinha Lopes, Universidade estadual de São Paulo - Araraquara

Doutor em Filosofia e professor do curso e do programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da USP, campus de São Carlos. Pesquisador de economia política da informação e das artes é o atual presidente do capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC-Br), coordenador do Núcleo de Estudos das Espacialidades Contemporâneas (NECUSP) e pesquisador do Grupo de Pesquisa em Políticas de Cultura e Comunicação da UNESPAraraquara.

Downloads

Publicado

2011-07-20

Como Citar

Lopes, R. S. (2011). AS TIC’s e a regulação financeira – uma crítica à Manuel Castells. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 13(1). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/43