AS TIC’s e a regulação financeira – uma crítica à Manuel Castells
Palavras-chave:
Economia política, Financeirização, Regulação, TICsResumo
As questões postas pela crise financeira mundial da 2008/2009 reacenderam o debate sobre os modos de regulação da economia. Em linhas gerais, passado a voga em torno das “desregulamentações” e das “regulações” via mercado volta-se a clamar por uma presençamais ativa dos mecanismos extra-econômicos, em especial do Estado, como condições para se recuperar o equilíbrio e harmonia perdidos. Ainda que o debate dirija-se, em grande parte, para a recuperação das matrizes keynesianas, o vínculo, estrutural, existente entre o modo de acumulação sob dominância financeira e as TICs torna necessário a reflexão sobre o papel econômico destas, em especial, aquele apontado por Manuel Castells em A Sociedade da Informação e na Galáxia Internet que as coloca como as novas ferramentas tecnológicas de regulação da dinâmica do mercado.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.