ARGENTINA: DISTRIBUCIÓN CINEMATOGRÁFICA, MERCADOS Y POLÍTICAS PÚBLICAS

Autores

  • Roque González - Universidad de Buenos Aires - Argentina roquegonzalez@gmail.com

Palavras-chave:

cinema, políticas públicas, distribuição

Resumo

 

Na Argentina, desde a modificação da Lei do Cinema, em 1994, cresceu exponencialmente os fundos para a produção e também o número de filmes feitos (mas a quota de mercado dos filmes nacionais não cresceu na mesma proporção). A distribuição e a exibição cinematográicas nunca tiveram forte apoio do Estado argentino, com exceções, como cânone à cópia estrangeira e o “por cada dólar importado deve ser exportado outro”, medidas que (ideadas e aplicadas de maneira ruim) não incomodaram ao poder do Hollywood, mais acabaram sendo prejudiciais para os distribuidores nacionais e de cinema dearte".

 

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Biografia do Autor

Roque González - Universidad de Buenos Aires - Argentina, roquegonzalez@gmail.com

Sociólogo (Universidad de Buenos Aires). Fue becario en la Universidad de Texas y en la Universidad de Calgary. Trabajó en el INCAA y en la RECAM. Conformó, junto a Octavio Getino, el Observatorio del Mercosur Audiovisual y el Observatorio del Cine y el Audiovisual Latinoamericano (FNCL). Fue consultor del Instituto de Estadísticas de la UNESCO. Publicó libros, papers y artículos sobre mercados de cine, políticas cinematográficas y nuevas tecnologías audiovisuales.

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Publicado

2015-09-30

Como Citar

González - Universidad de Buenos Aires - Argentina, R. (2015). ARGENTINA: DISTRIBUCIÓN CINEMATOGRÁFICA, MERCADOS Y POLÍTICAS PÚBLICAS. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 17(3), 86–104. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/4304