A “RETOMADA” DO DOCUMENTÁRIO NO SUL DO BRASIL: APONTAMENTOS SOBRE A PRODUÇÃO DE 1995 A 2010
Palavras-chave:
documentário, filmografia, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina.Resumo
O artigo apresenta uma caracterização da produção de documentários no Sul do Brasil de 1995 a 2010. Os dados mapeados tiveram como fontes catálogos de fundações, associações, cinematecas, de festivais de cinema e vídeo realizados no país, dicionários de filmes brasileiros etc. Interessa a esta pesquisa demonstrar em que medida a produção de documentário tem sido responsável para a atual vitalidade do cinema na região estudada. A partir de 2000 começou a configurar-se uma retomada do documentário nos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, movida pelo financiamento público dos filmes e pelo acesso aos suportes digitais que provocaram transformações no modo de produção deste tipo de cinema.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.