MULHER, MÍDIA E ESPORTES: A COPA DO MUNDO DE FUTEBOL FEMININO SOB A ÓTICA DOS PORTAIS DE NOTÍCIAS PERNAMBUCANOS

Autores

  • Soraya Barreto Januário - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/Brasil Universidade Federal de Sergipe
  • Ana Maria da Conceição Veloso - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/Brasil Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)- Brasil.
  • Laís Cristine Ferreira Cardoso - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/Brasil Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/Brasil.

Palavras-chave:

Futebol, Copa do Mundo, Mulheres, Economia Política da Comunicação, Gênero.

Resumo

O presente artigo visa analisar a cobertura realizada pelos portais de notícias pernambucanos sobre a Copa do Mundo de Futebol Feminino 2015. Utilizamos como aporte teórico os Estudos sobre Futebol à luz das teorias de Gastaldo (2009) e Helal (2003); da Economia Política da Comunicação, sob a ótica de autores como Bolaño (2005), Mosco (2010), Miège (2000) e de Gênero como Beauvoir (1980) e Louro (2004). A metodologia proposta foi o estudo de caso descritivo e interpretativo, por meio da análise qualitativa dos discursos e espaços ocupados pelo campeonato na mídia. Como resultados, emergiram padrões de representação e discursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Soraya Barreto Januário - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/Brasil, Universidade Federal de Sergipe

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)- Brasil

Downloads

Publicado

2016-01-29

Como Citar

Januário - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/Brasil, S. B., Veloso - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/Brasil, A. M. da C., & Cardoso - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/Brasil, L. C. F. (2016). MULHER, MÍDIA E ESPORTES: A COPA DO MUNDO DE FUTEBOL FEMININO SOB A ÓTICA DOS PORTAIS DE NOTÍCIAS PERNAMBUCANOS. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 18(1), 168–184. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/4635