Progresso técnico, crescimento econômico e capital intangível: uma análise macroeconômica

Autores

  • Alain Herscovici - Brasil Universidade Federa do Espírito Santo (UFES)

Palavras-chave:

Produtividade do trabalho- Progresso técnico- Paradoxo de Solow-Desenvolvimento desequilibrado.

Resumo

A proposta desenvolvida neste trabalho consiste em estudar, do duplo ponto de vista teórico e empírico, a natureza da relação entre crescimento econômico, progresso técnico e produtividade do trabalho, a partir dos paradoxos de Solow e de Gordon; os dados agregados permitem questionar a linearidade desta relação. Para isto, utilizarei o modelo de Baumol e Wolff de 1992.Em uma primeira parte, analisarei o modelo de feed-back de Baumol e Bowen (1992), explicitarei os mecanismos a partir dos quais o progresso técnico é endogeneizado e confrontarei os resultados teóricos oriundos deste modelo com os fatos estilizados que caracterizam a fase atual do capitalismo. Numa segunda parte, ressaltarei seus limites explicativos e proporei uma análise alternativa, a partir de uma reformulação das relações estudadas por Baumol.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alain Herscovici - Brasil, Universidade Federa do Espírito Santo (UFES)

Doutor em Economia pelas Universidades de Paris I Panthéon-Sorbonne e de Amiens, Coordenador do Grupo deEstudo em Macroeconomia (GREM) e do Grupo de Estudoem Economia da Cultura, da Comunicação, da Informaçãoe do Conhecimento (GEECICC), Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGEco) da Universidade Federa do Espírito Santo (UFES) e Professordo PPGEco.

Downloads

Publicado

2013-02-27

Como Citar

Herscovici - Brasil, A. (2013). Progresso técnico, crescimento econômico e capital intangível: uma análise macroeconômica. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 15(1), 20–40. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/702