Convergências entre Juventude, Consumo e Crime

Autores

  • Patricia Bandeira de Melo Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ
  • Rodrigo Vieira de Assis - Brasil Instituto de Estudos Sociais e Políticos -IESP-UERJ

Palavras-chave:

cultura de consumo, juventude, crime

Resumo

A crise do capitalismo, o avanço do neoliberalismo e os conflitos culturais montam o panorama da contemporaneidade. Este cenário anuncia convergências entre ações criminosas de jovens como meio para obtenção de objetos que permitam o acesso a grupos sociais dos quais somente é possível pertencer ao possuir elementos distintivos – bens expostos e definidos pela mídia como demarcadores do lugar de cada um na estrutura social. O objetivo do artigo é promover um debate teórico sobre juventude, consumo e crime, a partir da pergunta: em que medida o discurso midiático interfere na construção identitária dos jovens, conduzindo alguns deles à criminalidade como rota de acesso aos bens? A compreensão da dimensão cultural do ato criminoso como meio de posse surge à luz das sociologias cultural, do consumo e do crime, perpassadas pela economia política.

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Biografia do Autor

Patricia Bandeira de Melo, Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ

Doutora em Sociologia. Pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ. Recife-PE (Brasil).

Rodrigo Vieira de Assis - Brasil, Instituto de Estudos Sociais e Políticos -IESP-UERJ

Mestrando em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos -IESP-UERJ. Recife-PE (Brasil).

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Publicado

2013-02-27

Como Citar

de Melo, P. B., & de Assis - Brasil, R. V. (2013). Convergências entre Juventude, Consumo e Crime. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 15(1), 115–135. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/709

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO: GP ECONOMIA POLÍTICA DA COMUNICAÇÃO - ALAIC