As dimensões informacionais e o papel do profissional da informação nas equipes de produção de materiais didáticos para educação a distância

Autores

  • Cláudia S. da Cunha Universidade Federalde Minas Gerais – UFMG
  • Alcenir Soares dos Reis - Universidade Federalde Minas Gerais – UFMG Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG

Palavras-chave:

Dimensões Informacionais, Educação a Distância (EAD), Profissional da Informação, Questão informacional, Modelo de produção

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados da pesquisa realizada na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG/MG, Brasil, cujo objetivo foi de analisar as dimensões informacionais no contexto das equipes de produção de materiais didáticos para Educação a Distância (EAD) e o papel do profissional da informação nestas equipes, de forma a demonstrar sua efetividade em termos da produção de material didático-pedagógico. Para fazê-lo buscou-se fundamentar nas discussões teóricas sobre a dimensão informacional no contexto da EAD, as dimensões técnicas e a natureza das ações inerentes do profissional da informação no intuito de compreender a natureza das possíveis ações informacionais. Com base nas lacunas detectadas e nas reflexões realizadas tornou-se possível consolidar e propor um modelo de produção de materiais didáticos indicando as possíveis ações informacionais para cada etapa do modelo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia S. da Cunha, Universidade Federalde Minas Gerais – UFMG

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federalde Minas Gerais – UFMG mestre em Educação pela Universidadede Framingham (Massachusetts - USA) / Universidade Brasília – UnB.

Alcenir Soares dos Reis - Universidade Federalde Minas Gerais – UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG

Professora Associada do Depto. de Teoria e Gestão da Informação.Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa emInformação e Sociedade. Doutora em Educação pela Faculdadede Educação da Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG.

Downloads

Publicado

2013-02-27

Como Citar

da Cunha, C. S., & dos Reis - Universidade Federalde Minas Gerais – UFMG, A. S. (2013). As dimensões informacionais e o papel do profissional da informação nas equipes de produção de materiais didáticos para educação a distância. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 15(1), 136–157. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/710