Más Allá... Comunicação e governos progressistas na América Latina
Palavras-chave:
Economia, Comunicação, Ciências Sociais, Ciências, Aplicadas, Ciência da Informação, Economia Política, Ciência Política, Economia da Cultura, Sociedade da Informação, Teoria do ConhecimentoResumo
Em entrevista exclusiva à Revista Eptic, o professor e pesquisador Dênis de Moraes, da Universidade Federal Fluminense, falou dos resultados de três anos de incursões por sete países da América Latina, para investigar e avaliar as políticas de comunicação de governos progressistas. Asconclusões da pesquisa estão no livro A batalha da mídia: governos progressistas e políticas de comunicação na América Latina e outros ensaios, publicado em 2009. Para Dênis, é impossível pensar em uma comunicação democrática na região sem olhar para as alternativas de países como Venezuela, Bolívia e Equador, que, a seu ver, estão reorientando as políticas públicas numa perspectiva antimonopólica e favorável à diversidade informativa e cultural. Essas e outras reflexões podem ser encontradas na reveladora conversa a seguir, realizada em Porto Alegre por ocasião do lançamento do livro Mutações do visível: da comunicação de massa à comunicação em rede, organizado por Dênis de Moraes e que tem como co-autores Antônio Fausto Neto, Bernard Miège, Jesús Martín-Barbero, Lorenzo Vilches, Manuel Castells, Martín Becerra e Valério Cruz
Brittos. O debate sobre o novo livro foi promovido pelo Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade (CEPOS), do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.