TV pública no Brasil: proposta de expansão através da multiprogramação e da parceria com as emissoras comercias

Autores

  • Paloma Maria Santos Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Multiprogramação, Televisão Pública, Emissoras da Rede Aberta

Resumo

Resumo Este artigo busca refletir sobre a proposta de expansão da TV pública no Brasil através da parceria com as redes comerciais de televisão e do uso da multiprogramação. Um  levantamento  bibliográfico  sobre  as  características  constituintes  da  televisão pública e os principais cases de sucesso da sua implantação pelo mundo são apresentados. Com base nas condições mercadológicas atuais do país, são elucidadas alternativas para viabilizar  a  expansão  da  rede  pública  televisiva,  tendo  em  vista  o  acesso  do  cidadão  às diferentes tecnologias, a participação das emissoras da rede aberta e uso dos canais adicionais oferecidos pela multiprogramação. 
Palavras-chave: Multiprogramação, Televisão Pública, Emissoras da Rede Aberta.   Abstract  This  article  aims  to  reflect  on  the  proposal  of Brazil’s public television expansion through  the  partnership  with  commercial  television  networks  and  the  use  of multibroadcasting. A  reference  survey  on  the  constituent  characteristics  of  public  television  and  major cases of success of its deployment around the world are presented.  Based on country’s current marketing conditions, some  alternatives  are  elucidated  to enable  the  public  television’s  expansion,  in  view  of  the  citizen's  access  to  different technologies,  the participation of open networks’ broadcasters  and  the  use  of  additional channels offered by multibroadcasting.
Keywords: Multibroadcasting, Public Television, Open Networks’ Broadcasters  Resumen Este artículo pretende reflejar sobre la propuesta de expansión de la televisión pública en  Brasil  a  través  de  la  colaboración  con  las  redes  de  televisión  comerciales  y  el  uso  de multibroadcasting. Una  investigación  bibliografíca  sobre  las  características  constitutivas  de  la  televisión pública y los principales casos de éxito de su despliegue en todo el mundo se presentan.  Basándose  en  las  condiciones  de  comercialización  actuales  en  el  país,  se  aclaran alternativas para hacer viable la expansión de la televisión pública, en vista de lo acceso  de los  ciudadanos  a  diferentes  tecnologías,  la  participación  de  las  emisoras  de  radiodifusión abierta y la utilización de los canales adicionales ofrecidos por la multibroadcasting. 
Palabras  clave:  Multibroadcasting,  Televisión  Pública,  Emisoras  de  Radiodifusión Abierta.

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Biografia do Autor

Paloma Maria Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Pesquisadora da UFSC nas áreas de Televisão Digital e Governo Eletrônico. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC, na área de Formação de Recursos Humanos para TV Digital. Integrante do grupo de pesquisa do CNPQ Governo eletrônico, inclusão digital e sociedade do conhecimento e do grupo de pesquisa da Capes RHTVD. Revisora e membro do corpo editorial da Revista Eletrônica Democracia Digital e Governo Eletrônico. Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC (2011). Possui MBA Executivo em Gerenciamento de Projetos pela FGV/SC (2007) e graduação em Engenharia de Telecomunicações pela FURB (2005).

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Publicado

2011-10-03

Como Citar

Santos, P. M. (2011). TV pública no Brasil: proposta de expansão através da multiprogramação e da parceria com as emissoras comercias. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 12(1). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/87